A maioria destas páginas reflete estudos em andamento. Vou inserir o maior número de links e referências possíveis...

domingo, 24 de maio de 2009

Magnésio

Quase todas as referências ao Magnésio são eternas repetições de um único relato do Padre Beno José Schorr que era professor de química e biologia, alguns com texto levemente alterado. Alguns podem ser encontrados aqui e ...

Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas citando e comprovando seus benefícios, mas ao mesmo tempo fiquei intrigado com a completa ausência de referencias cientificas explicando o que o Magnésio faz no organismo. O Padre Beno era apenas professor de colégio!

Não me refiro à pseudo-ciência moderna que faz estatísticas. Veja aqui...

Uma referência interessante mostra porque temos tanta carência de Magnésio, veja em Armazenamento de Alimentos. É assustador mas o magnésio é removido dos alimentos. Isso torna inclusive todas as indicações de alimentaçãos saudável inúteis.

Um outro aspecto importante relativo à ingestão de magnésio é que quase todas as cápsulas polivitamínicas incluem magnésio, mas 1) a quantidade é muito pequena e 2) geralmente é óxido de magnésio que não é absorvido pelo organismo. O motivo de ser usado óxido é bastante simples: o cloreto de magnésio é extremamente higroscópico (absorve água) e isso torna a sua inclusão em uma cápsula problemático.

O magnésio é recomendado pela ANVISA. Isso mesmo, e a quantidade recomendada para ingestão diária é grande: 300mg por dia. Veja a tabela em Ingestão Diária Recomendada [bio0001], bem no fim da página. Para comparação a recomendação usual de 33g cloreto de magésio diluido em 1 litro de água equivale a 180mg por dia.

Até agora encontrei apenas isto, em um pequeno paper da Universidade de Cambridge, Inglaterra por ...

Eu mesmo encontrei uma outra informação interessante no livro de bioquímica que estou estudando. O magnésio é essencial para estabilização do ATP durante a sua utilização. Como o ATP participa de todas reações do organismo par utilização da energia pelas células, me parece óbvio que a falta de magnésio pode provocar fraqueza.

Tenho um link que fala da fraqueza em pessoas idosas provocada por carência de magnésio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário