A maioria destas páginas reflete estudos em andamento. Vou inserir o maior número de links e referências possíveis...

domingo, 24 de maio de 2009

Armazenamento Industrial de Alimentos

Re-estudando de uma página de Ray Peat sobre Perigos do Ferro, encontrei uma informação muito interesssante:
Citando: "Industrially processed grains have most of the nutrients, such as vitamin E, the B vitamins, manganese, magnesium, etc., removed to improve the products' shelf life"
Traduzindo: "Grãos processados industrialmente têm a maioria de seus nutrientes como vitamina E, as vitaminas B, manganês, Magnésio, etc., removidos para aumentar o tempo de estocagem."
E depois complementa que o governo obriga a adição de nutrientes. Mas aí entraram os lobys e em vez de repor o que tiraram, adicionam o que fôr mais barato, que no caso é ferro que já foi demonstrado prejudicar os animais, conforme expliquei aqui. Apesar de se referir aos EEUU, a legislação é bem semelhante aqui no Brasil (encontrar referência...).

Agora é que vem a parte interessante, vamos interpretar essa afirmação: Aumentar o tempo de armazenagem significa que as pragas que comerem esses alimentos não sobrevivem, mas depois os alimentos são distribuídos à população humana para consumo. Na minha humilde compreensão isso é criminoso.



Conservação dos óleos insaturados e antioxidantes. Ao que parece, uma boa notícia:

Segundo este estudo bem detalhado Antioxidantes utilizados em óleos, gorduras e alimentos gordurosos [0002], são adicionados antioxidantes aos óleos que são comercializados. E aparentemente a tendência é que sejam usados produtos naturais.

Também explica que o Azeite de Oliva contém seu próprio antioxidante, melhorando sua conservação além de ser este um fator bom para a saúde. (Não devemos porém esquecer que o consumo de todos os insaturados deve ser minimizado, inclusive este, se possível)

Esse artigo também é muito elucidativo sobre os mecanismos de atuação dos Antioxidantes in-vitro. Mostra como eles atuam nas substancias que poderiam provocar a oxidação, sem prejudicar o óleo.

Mais sobre antioxidantes em breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário